A Abelha

Polinização do café

Um dos serviços ambientais essenciais prestados ao ecossistema é o serviço dos polinizadores. A polinização por vetores é um serviço extremamente valioso para o ecossistema permitindo o transporte de pólen e consiste na transferência do pólen da parte masculina da flor (antera) para a parte feminina (estigma). A polinização representa o processo reprodutivo dos vegetais superiores. É através dela que ocorre a fecundação e consequentemente, a formação de frutos e sementes que irão originar novas plantas. Ela pode ser realizada por diversos agentes polinizadores, entre eles: aves, abelhas, borboletas, vespas, e outros seres vivos que visitam flores como fonte de alimento ou que as acessam pela proximidade com o habitat natural.

O serviço ambiental da polinização traz inúmeros benefícios, através do seu papel na produção de alimentos e da agricultura, como também desenvolvimento científico, cultura e recreação, e na conservação da diversidade biológica

A polinização é essencial para a reprodução sexuada das plantas e, na sua ausência, a manutenção da variabilidade genética entre os vegetais não ocorre. Com frequência, a produção agrícola é diminuída ou os frutos são deformados (resultado da polinização insuficiente) e não do uso não suficiente de insumos agroquímicos.

 

Aproximadamente 90 % das espécies de flores em todo o mundo estão dependentes da polinização biótica para reprodução e manutenção da variabilidade genética. A polinização é considerada de extrema importância para a manutenção da biodiversidade e para nossa própria sobrevivência.

Ao sermos indagados sobre polinizadores para a agricultura, as abelhas são os primeiros animais que nos recordamos e a mais conhecida e popular delas é a Apis mellifera, atualmente distribuída em todos os continentes, mas existem muitos outros polinizadores silvestres, inclusive no Brasil temos uma diversidade biológica imensa desses insetos sociais.

Em se tratando de café, estudos conduzidos pela Rede de Pesquisa para conservação e Manejo Sustentável de Polinizadores, coordenado pela professora Blandina Viana, da Universidade Federal da Bahia, demonstram que uma maior quantidade de abelhas na cultura, pode ocorrer um aumento na rentabilidade dos produtores em até 30%, além de trazer outros benefícios, como uniformidade de grãos.

Fonte: Cecafe.com.br

Fale connosco
Venha conhecer
o nosso café

A Raiz Cafés

Grãos colhidos a dedo
Grãos cuidados por Mãos.

A Raiz Cafés

Produção Familiar e Sustentável

A Abelha

A sua importância
na produção de café

Produtos

Cafés Especiais Do Brasil 
Sul Minas Gerais

Fases de Processo

Do Sul do estado de Minas Gerais
para a sua mesa

Contactos

marque já a sua visita
às nossas instalações